Cursos
Destacamos, entre seus principais objetivos, a qualificação de agentes multiplicadores de informações sobre o MoNa Cagarras, áreas do entorno e o projeto.
Ao longo desta nova fase do projeto, serão oferecidos diversos cursos, a saber:

O curso consiste em qualificar universitários e demais interessados como agentes multiplicadores da temática sobre o Projeto Ilhas do Rio, a biodiversidade insular carioca, revelada sobretudo no Monumento Natural das Ilhas Cagarras e na Lagoa Rodrigo de Freitas, a legislação ambiental brasileira e as questões socioambientais. O curso visa torná-los aptos a atuarem nas atividades do Projeto Ilhas do Rio, habilitando os participantes para ações institucionais de monitoramento e fiscalização no MoNa Cagarras, dentro do programa de voluntariado do órgão gestor.
O curso consiste em qualificar educadores (professores, pedagogos e outros funcionários de instituições de ensino e secretarias de educação) dos ensinos fundamental, médio e superior, como agentes multiplicadores da temática sobre biodiversidade do arquipélago, cuidados necessários para a conservação do MoNa Cagarras e questões socioambientais. O objetivo é habilitar esses profissionais para transmitirem as informações sobre a temática em escolas e universidades, que atuem preferencialmente na rede pública de ensino.
Os participantes receberão treinamento teórico através de palestras da equipe e de pesquisadores que atuam no MoNa Cagarras, material didático, material de divulgação e certificado. Além das palestras, a coleção biológica da SAE será́ utilizada como ferramenta pedagógica, levando até os discentes exemplares de espécies que ocorrem na UC para otimizar o processo de ensino-aprendizagem.
O curso consiste em qualificar profissionais de turismo e esporte que levam visitantes até́ as ilhas como agentes multiplicadores da temática sobre biodiversidade insular e cuidados necessários para o turismo consciente e sustentável no MoNa das Ilhas Cagarras.
Os participantes receberão treinamento teórico através de palestras da equipe do Projeto Ilhas do Rio, material didático, material de divulgação e certificado. Além das palestras, a coleção zoológica da SAE será́ utilizada como ferramenta pedagógica, permitindo que os potenciais condutores de turistas à UC estejam familiarizados com as espécies que ali vivem. Com isso, espera-se contribuir para a formação de guias e operadores de turismo e/ou de práticas esportivas e pescadores mais habilitados para lidar com a crescente procura por atrativos naturais na cidade.
O curso consiste em aperfeiçoar uma visão empreendedora para profissionais de atividades pesqueiras que levam visitantes e turistas para o MoNa das Ilhas Cagarras. O intuito é dar instrumentos para que tais profissionais possam organizar visitas às ilhas de forma ordenada e ainda se beneficiem dos recursos financeiros que esta atividade provê por estar mais condizentemente atrelada aos conceitos e práticas embasadas no turismo sustentável.
Os pescadores que levam visitantes até́ as ilhas são importantes agentes multiplicadores sobre a temática ambiental da biodiversidade insular e cuidados para um turismo sustentável no MoNa das Ilhas Cagarras. Os participantes receberão treinamento de profissional da área sobre técnicas de como tornar as práticas de visitação as ilhas, já́ realizadas por eles, mais atreladas a práticas preservacionistas e ligadas ao turismo sustentável.