Exposição de 29 de janeiro a 03 de fevereiro | Projeto Ilhas do Rio apresenta resultados de pesquisa científica nas ilhas cariocas, descobertas e curiosidades

Publicado em: 25/01/2019 emDestaque

,
Evento

Exposição fevereiro 2019 Projeto Ilhas do Rio

Nomeado em 2010 como Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), o arquipélago das Cagarras, localizado a apenas 5km da praia de Ipanema, esconde belezas e riquezas que nem sempre podem ser vistas a olho nu. Pensando nisso, o Projeto Ilhas do Rio promove uma grande exposição interativa para mostrar à população as principais espécies de animais e plantas encontradas na Unidade de Conservação (UC). O evento acontece de 29 de janeiro a 3 de fevereiro, no Forte de Copacabana, trazendo diversas atrações para toda a família que mostram de forma lúdica e educativa as principais linhas de pesquisa do Projeto Ilhas do Rio, realizadas desde 2011 com o patrocínio da Petrobras.

Quem passar pelo Forte poderá conferir em primeira mão mais de 100 imagens exclusivas da biodiversidade e do trabalho de campo realizado pelos pesquisadores, entre elas, algumas inéditas. Os visitantes também poderão ver de perto mais de 150 exemplares da Coleção Zoológica Didático-Científica, da Seção de Assistência ao Ensino (SAE), do Museu Nacional, recuperada com o apoio da FAPERJ em 2011 e salva do incêndio que atingiu a instituição em 2018. Outros exemplares vivos reproduzem um pouco da vegetação encontrada na região. O espaço “Caixa de Escavação” traz a simulação de um sítio arqueológico, como o encontrado por pesquisadores do projeto no topo da Ilha Redonda, em 2011, possivelmente utilizado pelos índios tupi guarani. A exposição conta ainda com ossadas de golfinhos e baleias; maquete em 3D com o mapa do MoNa Cagarras, além de um “cardume” interativo composto por 40 peixes suspensos em forma de móbile, onde os visitantes podem passar, tocar e aprender sobre as espécies que ocorrem no MoNa Cagarras.Tudo isso estará disponível de 29 de janeiro a 3 de fevereiro, das 10h às 18h, no salão de exposições temporárias do Forte de Copacabana, no posto 6 da praia de Copacabana. A atividade é indicada para todas as idades.