PROJETO ILHAS DO RIO PROMOVE EVENTO ESPECIAL NO DIA DAS CRIANÇAS

Publicado em: 07/10/2019 emDestaque

,
Educação Ambiental
,
Evento

Crianças

Sábado – 12 de outubro – de 9h às 12h

Evento “Brincando nas Ilhas do Rio” traz diversas atividades gratuitas para estimular a educação ambiental desde a infância.

O evento “Brincando nas Ilhas do Rio”, marcado para o dia 12 de outubro, de 9h às 12h, no Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores de Copacabana (Posto 6), traz diversas atividades gratuitas como jogos, oficinas e uma mostra com exemplares de animais encontrados no Monumento Natural das Ilhas Cagarras.

A programação, inteiramente gratuita, vai contar com oficina de dobradura de barquinhos e mostra da coleção zoológica da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional da UFRJ. Além de aprender sobre os animais, os pequenos poderão tocar em alguns espécimes e ver de perto, por exemplo, corais, estrelas do mar, fragata e até uma arcada de um tubarão, que ocorrem nas Cagarras. Tem ainda uma lupa científica que permite ver com detalhes alguns pequenos seres-vivos encontrados no mar. As crianças vão receber ainda uma cartilha do projeto desenvolvida especialmente para elas, apresentando as principais espécies da fauna e flora da região de forma lúdica e educativa.

Os pequenos também vão se divertir nas oficinas de Tsuru (Origami), desenho, pintura no rosto, além de diversos jogos interativos, como jogo da memória e jogos em lona que trazem a temática do MoNa Cagarras. Quem quiser, pode levar sementes de espécies nativas das ilhas para plantar em casa, além de tirar fotos nos painéis como se fosse um mergulhador ou um grande tubarão. A inscrição para as oficinas será feita por ordem de chegada e está sujeita a lotação. 

E já que o dia é de conscientização, o projeto vai aproveitar a oportunidade para promover uma campanha de arrecadação de brinquedos usados, estimulando, assim, o compartilhamento, a solidariedade e o olhar para os impactos do consumo em nossa sociedade. As doações serão distribuídas para crianças carentes de instituições sociais do entorno.