Entre peixes e tartarugas nas Ilhas do Rio

pic.new

Depois de meses de águas geladas e com pouca visibilidade, finalmente as condições colaboraram e, no mês de janeiro, as equipes de pesquisas sobre tartarugas-marinhas e peixes voltaram ao Monumento Natural das Ilhas Cagarras. Numa saída de campo em conjunto, os mergulhadores foram para a água na Ilha Redonda, Ilha Comprida e Ilha Cagarra e garantiram bons registros de tartarugas, raias, moreias e diversas outras espécies.

Durante o primeiro mergulho, na Ilha Redonda, foi feito o registro de duas tartarugas-verdes, sendo que uma delas tinha uma peculiaridade: uma das nadadeiras parecia ter sinais de um ataque de algum predador. Apesar disso, ela parecia estar em boas condições de saúde. Ainda na Ilha Redonda, o encontro com três diferentes espécies de raias e a diversidade de peixes que normalmente se encontra neste ponto de mergulho.

Em seguida, foi realizado um mergulho curto na Ilha Comprida, já direto no ponto conhecido como o “restaurante” das tartarugas-marinhas. O objetivo era de se certificar de que pelo menos um dos indivíduos identificados em mergulhos anteriores estava por ali, o que foi conseguido com êxito.

Para finalizar, um mergulho na Ilha Cagarra, ponto menos explorado nos mergulhos turísticos e ainda no início da prospecção pela pesquisa com tartarugas. Já com a água com visibilidade mais restrita e temperatura mais baixa, apenas um indivíduo foi avistado à distância, sem possibilidade de produção das fotos nos ângulos específicos para a foto-identificação.

Veja no vídeo como foram os mergulhos:

 

Compartilhe:

Posts recentes

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies