Escalada mais segura nas Ilhas Cagarras

pic.new (1)

No fim do mês de janeiro, foi concluída a manutenção nas vias de escalada da Ilha Cagarra. Com uma equipe de 10 pessoas, além do apoio técnico da FEMERJ e da equipe do Monumento Natural (MONA) do Arquipélago das Ilhas Cagarras, foi realizada a manutenção de três das quatro vias abertas na ilha. Integrante desta equipe e responsável por toda a logística de desembarque, acampamento e suporte às pesquisas em terra nas Ilhas Cagarras, estava o parceiro do Projeto Ilhas do Rio, Flávio Carneiro, nosso querido Bagre. Toda a atividade durou cerca de 7 horas.

A manutenção foi iniciada em 2018, quando foram conquistados mais 15 metros de parede, aumentando a metragem da linha para 130 metros. No entanto, por conta do pequeno número de pessoas e a falta de equipamentos, não foi possível realizar a manutenção completa. Já em 2022, com uma equipe maior, foi possível revisar as vias “Pedras Flutuantes” e “Posto 9”, além da finalização da “Sereia Cagona”.

O processo ocorreu dia 22 de Janeiro e foi dividido em sete etapas: 1) Logística do local; 2) Instruções; 3) Divisão das tarefas; 4) Retirada dos antigos grampos; 5) Substituição dos grampos de Inox por grampos de Titânio; 6) Substituição das chapas; 7) Uso de cola química.

“Mesmo com todo o esforço coletivo, apesar da maioria dos grampos de titânio terem sido colocados, a parte superior da via ainda conta com alguns grampos em inox a serem retirados, assim como há a necessidade de posicionar a P1 com uma dupla de grampos de titânio”, detalha um dos participantes, Pedro Bugim, que publicou em seu blog um texto bem completo sobre a experiência da escalada no MONA e este trabalho de manutenção. Vale a pena conferir.

UM POUCO MAIS SOBRE A ESCALADA NAS ILHAS:

As ilhas cagarras possuem suas vias desde o ano de 1988, quando a primeira via foi feita e batizada de “Sereias Desvairadas”, devido à conquista ter sido por mulheres. No ano de 2004, duas linhas foram abertas: a “Pedras Flutuantes”, pelos escaladores André Ilha, Cláudio Martins, Kate Benedict e Miguel Freitas, em março, e a “Posto 9”, conquistada pela mesma turma, com a adição do Flávio “Bagre” Carneiro, em junho do mesmo ano.
Em 2009, foi conquistada a última via: “Sereia Cagona”, por Pedro Bugim, Liane Leobons e Rafael Vilaça. O próprio Pedro Bugim explica o nome dado a via: “Ok… confesso que hoje, olhando para trás, penso que o nome da via poderia ter sido MUITO diferente, mas na época, ficamos tão, mas tão impressionados com a quantidade de excrementos das aves locais, que o nome parecia bastante adequado.

Compartilhe:

Posts recentes

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies