Ilhas do Rio são destaque em documentário e webserie

Publicado em: 14/10/2021 emDestaque

,
Novidades

Rio de outros olhares é o projeto audiovisual multimídia do documentarista e fotógrafo carioca Rafael Duarte e mostra a história de cinco personagens que tem conexões especiais com áreas naturais da cidade do Rio de Janeiro, entre eles está Larissa Cunha, pesquisadora das aves das Ilhas do Rio. 

O projeto multimídia do documentarista, fotógrafo e jornalista Rafael Duarte, que retratou a cidade de suas perspectivas inusitadas no filme e na websérie “RIO de olhares únicos” (Bambalaio/2021) revela a integração com a natureza na rotina dos personagens de forma cotidiana. No Brasil o filme foi lançado no festival de vida ao ar livre Rocky Spirit e esteve disponível até o dia 03 de outubro para ser assistido gratuitamente pela plataforma: www.rockyspirit.com.br e já foi selecionado para ser exibido em um total de 8 festivais internacionais.

Depois do filme, a websérie do projeto começou a ser lançada a partir de 05 de outubro no site oficial do projeto: www.docrio.art. São cinco episódios – um sobre cada personagem – mais dois extras sobre o processo criativo da obra. Os personagens retratados em “RIO de olhares únicos” são: o ultramaratonista Chico Santos, um cearense que chegou no Rio na adolescência em busca de construir uma carreira profissional no Rio e descobriu na corrida pelas florestas da cidade uma vocação e se tornou um expoente do esporte. Erika Sedlacek de Almeida é uma aleta de highline (fita de longo comprimento instalada sobre cânions) que sonhava em fugir com o circo, mas se encontrou no esporte que a permitiu fazer manobras corporais nas alturas.  Montanhista e engenheiro Giuseppe Pellegrini, o Pellé, é o funcionário mais antigo do Bondinho Pão de Açúcar. Ele conta como entrou para a companhia que abriga o teleférico mais famoso do mundo por conta da prática da escalada, onde trabalhou por quase seis décadas e já escalou o Pão de Açúcar mais de 3.500 vezes. O piloto de voo livre Ruy Marra, pesquisador em neurociência, que inventou a Yoga no céu, prática com base científica em neurociência que visa evitar o medo das pessoas através de estímulos emocionais a 500m de altitude. E a Larissa Cunha, integrante história do Projeto Ilhas do Rio e do Instituto Mar Adentro com suas pesquisas sobre os ninhais de atobás e fragatas do Monumento Natural das Ilhas Cagarras. 

Assista ao quarto episódio da webserie, que tem a Larissa como personagem principal: