“Marulhada” estreia no Canal Futura com novos episódios

marulhada0-scaled

Série voltada para educação ambiental entra em janeiro na programação do canal e fica disponível também pelo Globo Play. 

Depois de lançar dois episódios pela internet, a série animada “Marulhada” chega à TV, para todo o país, através do Canal Futura (Globosat) e, também, para assinantes da plataforma Globo Play. Desenvolvida pelo Projeto Ilhas do Rio como ferramenta de conscientização ambiental infantil, a animação será exibida, a partir de janeiro de 2023, trazendo mais dois episódios inéditos, que contam as aventuras da baleia Ju e seus amigos em busca de um lugar ideal para todos. No trajeto, eles descobrem curiosidades sobre a vida no oceano e o impacto ambiental causado pelos humanos.

Roteirizada por Gabriella Mancinni e dirigida por Felipe Grosso, do estúdio de animação Cabong, a série, composta por quatro episódios (de aproximadamente 3m cada), contou com a colaboração de importantes pesquisadores e educadores ambientais na criação e revisão de seu conteúdo. “Foi bastante desafiador produzir uma série de animação com tanta informação sobre o ambiente marinho de uma maneira fluida e compreensível para as crianças”, afirma a Dra. Aline Aguiar, responsável técnica pelo Projeto Ilhas do Rio e idealizadora da série de animação. “Os diálogos dos personagens, os cenários, e até as piadas foram pensados de maneira a passar informações sobre o nosso oceano”, revela.

Para Aline, “Marulhada” é muito mais que uma animação: é um conjunto de ações para conscientizar as pessoas sobre o oceano de forma lúdica e ao mesmo tempo informativa. A série já vem sendo utilizada em algumas escolas, inclusive no exterior, já que os episódios contam com tradução em libras, audiodescrição e legendas em português e inglês. Por isso, chegar a um canal como o Futura, com tamanha abrangência, é mais uma grande vitória para o projeto. “Exibir a série na televisão traz um potencial enorme para ampliar e levar para muito mais espectadores a mensagem sobre a importância do oceano, mostrando também como nossas ações impactam diretamente esse ambiente e a própria humanidade. E enxergamos o Futura como o veículo mais que perfeito para essa empreitada na TV, uma vez que o canal também tem no seu DNA o compromisso com a educação, a cultura, a comunicação e a sociedade”, comemora Aline.

“Marulhada”, conta a história da baleia Ju, a protagonista adolescente que faz sua primeira viagem sem a mãe, saindo da região subantártica à procura de um lugar mais quente e de outras jubartes. Ela conta com a companhia de seus melhores amigos: a polvo ranzinza e genial Mol, que encontra defeito em todos os lugares; o medroso cavalo-marinho Marinho, que não acha nenhum local seguro, pois morre de medo de ser extinto; e o Fraga, uma fragata apaixonada pelas Ilhas Cagarras. Ao longo do trajeto, a turma passa por diversas aventuras trazendo informações sobre conservação marinha de uma forma divertida e atraente.

Além do desenho, também foram usadas imagens reais, capturadas por cinegrafistas profissionais ao longo da costa brasileira e do mundo. “As imagens reais ajudam o espectador a concretizar a realidade que está sendo ilustrada pelo desenho animado”, completa Aline.

A animação faz parte do material produzido para as atividades de educação ambiental e de comunicação do Projeto Ilhas do Rio, realizado pelo Instituto Mar Adentro sob curadoria técnica do WWF-Brasil, e conta com os mantenedores Associação IEP e JGP, e patrocínio master Credit Suisse. Para auxiliar os professores que a utilizam em sala de aula, o projeto também disponibiliza gratuitamente o Guia Didático Marulhada, que traz sugestões de atividades multidisciplinares sobre os temas abordados na série, como uma ferramenta de ensino.

Sinopse geral: 

Acompanhada da polvo cientista Mol, do medroso cavalo-marinho Marinho e do Fraga, uma fragata esperta, a animada baleia Ju faz sua primeira viagem migratória sem a mãe. A cada episódio, eles buscam o lugar ideal para todos. No trajeto, descobrem curiosidades sobre a vida no oceano e o impacto ambiental causado pelos humanos.

Acessos aos episódios neste link.

 

Ep. 1 “O lugar perfeito”

Os amigos Marinho, Mol, Fraga e Ju procuram o lugar ideal para os quatro, com as melhores condições de alimentação, temperatura, oxigênio e segurança. Depois de passarem aperto na praia, no mar aberto e nos recifes de coral, percebem que o melhor é continuar migrando… No plantão da Mol, o significado do branqueamento de corais.

Ep. 2 “Um mar de lixo”

Fraga quase engole uma sacola plástica, confundindo com comida. A turma resolve investigar como tanto lixo vai parar no oceano e pensa em soluções. No fim, resolve migrar em busca de um lugar mais limpo.

No plantão da Mol, aprendemos sobre a importância do oceano e como estamos todos conectados.

Episódio 3 – “Uma Fragata Diferentona”

Fraga sofre bullying de outras fragatas ao ser visto carregando o ovo nas costas, sem a presença da fêmea. Os amigos aparecem prontos para defendê-lo e para celebrar as diferenças. No plantão da Mol, a polvo explica sobre cuidados parentais nas aves marinhas. A turma ao final decide migrar, pois Fraga não quer criar seu filhote em meio a tantos bichos caretas.

Episódio 4 – “Visitante Indesejável”

Ju e Marinho tentam adivinhar o que houve com Mol, que está mudando de cor. Descobrem que é assim que a polvo se comporta quando está dormindo. O motivo do sonho – quer dizer, pesadelo – é a proximidade do peixe-leão, um terrível predador de fora do pedaço. No plantão da Mol, os amigos aprendem sobre as espécies exóticas invasoras e as consequências de sua chegada. Por dentro do perigo que correm, resolvem migrar assim que percebem que um peixe-leão vem se aproximando.

GUIA DIDÁTICO

Inspirada na animação “Marulhada”, a equipe de educação ambiental do Projeto Ilhas do Rio criou um conteúdo voltado para os educadores promoverem conversas sobre o oceano, por meio de diferentes atividades, com recortes sobre a  biodiversidade, conservação e inclusão. O Guia Didático pode ser usado como um recurso norteador de propostas multidisciplinares, pensadas para a criançada da Educação Infantil e Fundamental I e pode ser acessado clicando aqui.

Compartilhe:

Posts recentes

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies