Pesquisas do Projeto Ilhas do Rio são apresentadas em série de debates na internet

pic.new

Começou na quinta-feira, dia 04 de fevereiro, a série de mesas-redondas “Nas asas da ciência — um voo pelas Ilhas Cagarras” sobre as pesquisas de longa duração realizadas no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, principalmente pelo Projeto Ilhas do Rio em seus mais de dez anos de história. A série de debates será toda online e faz referência à exposição de mesmo nome, que é realizada no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com acesso gratuito ao público. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Museu Nacional (MNRJ/UFRJ) estão a frente da série que tem como objetivo apresentar temas relacionados às pesquisas desenvolvidas na região do MONA Cagarras, um símbolo da beleza cênica e da biodiversidade marinha do Rio de Janeiro.
A abertura foi realizada com o tema “Pesquisas de longa duração e a integração com a sociedade: o papel do CNPq e a experiência do Museu Nacional/UFRJ”. Participaram a coordenadora do Programa de Pesquisa em Gestão de Ecossistemas do CNPq, Fabíola Siqueira de Lacerda, falando do apoio do CNPq a pesquisas de longa duração; Cristiana Serejo, Diretora-Adjunta de Coleções do MNRJ/UFRJ, abordando diferentes pesquisas de longa duração e exemplos no Museu Nacional de como os resultados científicos chegam nos diferentes segmentos da sociedade; Fernando Moraes, Pesquisador MNRJ/UFRJ, abordando o exemplo do Projeto Ilhas do Rio/ MONA Cagarras, a Coleção Didático-Científica da Seção de Assistência ao Ensino do MNRJ e a Exposição. Como mediadora, Juliana Sayão, Diretora-Adjunta de Integração Museu e Sociedade, que também abordou aspectos científicos de projeto desenvolvido no âmbito do PROANTAR (CNPq/MCTI).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Terça-feira
08/02/2022
Da Rede ao Museu: Um Século de Pesca e Ciência
Participantes:
Manoel Rebouças, da Colônia de Pescadores Artesanais de Copacabana (Z-13), abordando o papel da Colônia de Pescadores como fonte de informações sobre a biodiversidade marinha;
Cristiano Moreira, do Departamento de Vertebrados do Museu Nacional (MNRJ/UFRJ); falando sobre o histórico científico a partir das coletas no Rio de Janeiro com a embarcação de pesca Iate Annie, em 1903, até os dias de hoje; e
Carlos Caetano (MNRJ/ UFRJ), que falará sobre o processo de taxidermia e preparação de peças para as novas exposições do Museu Nacional e a importância do material que temos recebido, tendo o exemplo recente da tartaruga-cabeçuda empalhada para a exposição e que foi doada pela Z-13.
Mediador:
Fernando Moraes (MNRJ/ UFRJ) Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional – UFRJ (MNRJ) e Coordenou o projeto de revitalização da Coleção Zoológica da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional-UFRJ.

Quinta-feira

10/02/2022
História Insular: Os Tupiguarani no MONA Cagarras
Participantes:
Rita Scheel-Ybert (MNRJ/ UFRJ) Doutora em Biologia de Populações e Ecologia pela Université Montpellier II, França. É professora associada do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArq).
Massimo Bovini (IPJBRJ) Doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente participa de conselhos consultivos em Unidades de Conservação.
Rogério Oliveira (PUC-Rio) Doutor em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor Associado do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio.
Mediadora:
Maria Dulce Gaspar (MNRJ/ UFRJ) Doutora em Arqueologia pela Universidade de São Paulo e Atualmente é professor Colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Terça-feira

15/02/2022
Ciência, Arte e Conservação no MONA Cagarras: de Imagens a Maquetes
Participantes:
Jhone Araújo (UFRJ) mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq.
Orlando Grillo (MNRJ/ UFRJ) Doutor em Zoologia pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Maurílio Oliveira (Projeto Ilhas do Rio)
Mediador:
Sergio Alex Azevedo (MNRJ/ UFRJ) Doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Quinta-feira
17/02/2022
Voo de Fragata: Uma Unidade de Conservação sozinha não faz verão
Participantes:
Larissa Cunha (UFRJ) Doutora em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – UFRJ, é pesquisadora de pós-doutorado do Laboratório de Radioisótopos Eduardo Penna Franca no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e no Projeto Ilhas do Rio – Fase III do Instituto Mar Adentro.
Sabrina Costa (Projeto Ilhas do Rio)
Tatiana Ribeiro (ICMBio) mestrado em Biologia (Ecologia) – UERJ e desde 2017 é chefe do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro.
Mediador:
Rodolfo Paranhos (UFRJ) Doutor em Ciências Biológicas pela UFRJ, professor Associado da UFRJ e pesquisador bolsista do CNPq.

A EXPOSIÇÃO

A Exposição “Nas asas da ciência — um voo pelas Ilhas Cagarras”, foi lançada no saguão de desembarque do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Museu Nacional (MNRJ/UFRJ) estão a frente desta exibição que traz ao público material zoológico em meio líquido, seco e taxidermizado do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras), além de modelos de artefatos arqueológicos, textos, fotos, vídeos, mapas, maquetes e painel interativo referentes aos ambientes insulares protegidos e seu entorno. A exposição ficará disponível para o público até o dia 20 de fevereiro.

Compartilhe:

Posts recentes

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies