Supervisora científica do Ilhas do Rio, Aline Aguiar integra grupo consultivo da rede de conservação Rise Up

Publicado em: 09/11/2022 emDestaque

,
Novidades

Em setembro deste ano, trouxemos a notícia da entrada do Projeto Ilhas do Rio à rede de conservação Rise Up, uma iniciativa de reúne um amplo grupo da sociedade civil, pescadores, povos indígenas e organizações filantrópicas dirigidas a governos e empresas, instando que tomem as ações corajosas e justas necessárias para colocar o oceano no caminho da recuperação. Agora, em neste mês de novembro, nos orgulhamos em anunciar a entrada de nossa supervisora científica, Dra. Aline Aguiar, no grupo consultivo da rede, junto com representantes de outras entidades internacionalmente reconhecidas.

A Rise Up hub nasceu em maio de 2019, quando a Fundação Oceano Azul fez parceria com a Ocean Unite e a Oak Foundation para reunir um pequeno, mas influente, grupo de organizações e fundações para concordar com prioridades, objetivos e metas comuns que impulsionassem soluções para a crise oceânica e elevassem o nível de ambição de ação, num chamado nomeado de “Blue Call to Action” (Chamado Azul para Ação, em tradução livre).

Como a RISE UP ampliou seu escopo de essencialmente uma lista de organizações apoiando o Blue Call to Action para uma rede ativa que faz campanhas para acelerar as mudanças transformadoras necessárias para restaurar a saúde dos oceanos, a necessidade de estabelecer alguma forma de grupo consultivo tornou-se cada vez mais evidente. 

O Grupo Consultivo é composto por um pequeno grupo de representantes de confiança dos membros do Rise Up e representam a ampla diversidade da rede. A ideia é servir como um recurso para o RISE UP Hub, fornecendo novas ideias e perspectivas para avançar a estratégia e o plano de campanha. Também vale ressaltar que a instalação do Grupo Consultivo pretende tornar a rede RISE UP mais transparente e responsável perante todos os integrantes da iniciativa.

“Em primeiro lugar, todos nós do RISE UP Hub estamos muito animados em anunciar a composição do tão esperado e necessário Grupo Consultivo do RISE UP. Obrigado a todos que se inscreveram. É bom saber que estaremos trabalhando com tantas pessoas talentosas de todo o mundo com uma gama tão diversificada de experiências, que ajudarão a garantir que RISE UP cumpra seu tremendo potencial e siga o caminho certo para acelerar as mudanças transformadoras estabelecidas no “Blue call to Action”.

Integram o Grupo Consultivo: Peter Thomson (Enviado Especial do UNSG), Karen Sack (ORRAA), Pauli Merriman (WWF), Imani Fairweather Morrison (Oak Foundation), MonicaVerbeek (Seas At Risk), Tiago Pitta e Cunha (Oceano Azul Foundation) ), Lina MargaritaTorres Callejas (Movilizatorio), Marie Celine Piednoir (SeaLegacy), Fredrick M. Warner IV (Rick) (Coastal 8), Aline Aguiar (Projeto Ilhas do Rio), Valdemar Andrade (Turneffe AtollSustainability Association – TASA), Susie Crick (Oceanic Research Institute), SophieBenbow (Fauna & Flora International), Cornelia Nauen (Mundas Maris), Vivienne Solis

O Grupo Consultivo não é, como o próprio nome sugere, um órgão decisório e não tem poderes ou responsabilidades executivas, mas está lá para ajudar a orientar o RISE UP para que a rede possa cumprir melhor o seu potencial e servir à comunidade oceânica como um todo. Para que o RISE UP realmente agregue valor e seja a gênese de um amplo movimento oceânico, o Grupo Consultivo RISE UP busca refletir a diversidade da rede e ser visto para defender os valores apresentados no Blue Call to Action, ou seja, fornecer uma plataforma para os jovens, pescadores artesanais e povos indígenas. Por isso, o RISE UP Hub encorajará explicitamente grupos e atores sub-representados a intensificar (por exemplo, organizações da América Latina, África e Ásia, jovens, pescadores e grupos de povos indígenas). 

O Grupo Consultivo se reunirá três vezes por ano para avaliar o progresso e oportunidades. Pelo menos uma dessas reuniões anuais será presencial.