Ilhas do Rio nas Asas da Ciência – Exposição no aeroporto Santos Dumont

Publicado em: 23/12/2021 emDestaque

,
Novidades
,
Sem categoria

A exposição “Nas Asas da Ciência – Um Voo pelas Ilhas Cagarras” segue aberta ao público até 20/02/2022, no aeroporto Santos Dumont, com entrada gratuita. No saguão de desembarque do aeroporto o visitante vai conhecer o Monumento Natural das Ilhas Cagarras através de maquetes da Unidade de Conservação, cerca de 50 espécies da fauna marinha e terrestre representadas por exemplares da Coleção Didático-Científica da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional-UFRJ, além de 50 fotografias das ilhas e da biodiversidade local. A região foi recentemente nomeada como um novo “Ponto de Esperança” internacional pela Aliança Mission Blue de Conservação Marinha. A mostra traz ainda vídeos sobre as pesquisas do Projeto Ilhas do Rio, o lixo encontrado no ninhal das aves marinhas e réplicas de artefatos líticos e cerâmicas do sítio arqueológico descoberto no alto da Ilha Redonda.
A exposição é realizada pelo Museu Nacional-UFRJ em parceria com o ICMBio, a INFRAERO, o Projeto Ilhas do Rio, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Colônia de Pescadores Artesanais de Copacabana (Z-13), além do apoio das empresas Ecossis e Emob.

Entre os itens expostos, estão 50 espécies taxidermizadas da Coleção Didático-Científica da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/UFRJ, como corais, caranguejos, conchas, esponjas e estrela-do-mar, além da exposição de fotografias das Ilhas.
O Projeto Ilhas do Rio é um dos parceiros do Museu Nacional na montagem desta exposição!