Projeto Ilhas do Rio

Mutirões de Limpeza

O Projeto Ilhas do Rio realiza atividades em praias para sensibilização da sociedade sobre o impacto da poluição marinha

O impacto do lixo na vida marinha

O Projeto Ilhas do Rio realiza atividades em praias para sensibilização da sociedade sobre o impacto da poluição marinha

A área de atuação do Projeto Ilhas do Rio coincide com o trecho do litoral brasileiro que está extremamente exposto à degradação marinha causada pela urbanização e ocupação desordenada da região costeira. Esse fato somado a má destinação dos resíduos sólidos e efluentes industriais e domésticos, faz com que a região litorânea do Rio de Janeiro e suas icônicas praias sejam impactadas diretamente por lixo e línguas negras. Essa poluição causa perda na biodiversidade marinha, bem como pode gerar impactos negativos na economia local, por diminuição de balneabilidade do mar, e também provocar problemas de saúde pública.

Melhorar a destinação correta de resíduos sólidos nas comunidades, além de adequar a rede de esgoto da cidade do Rio de Janeiro deve ser prioridade nas ações governamentais, de forma a evitar cenas recorrentes de praias cheias de lixo e com presença de línguas negras nas areias, além de frequentes interações negativas do lixo com a fauna marinha local.

Para sensibilizar a sociedade em geral em relação a temática da poluição marinha e cobrança do poder público para soluções ambientalmente corretas, são realizadas duas linhas de atividade: mutirões de limpeza e atividade expositiva junto a etapas do Evento Rei e Rainha do Mar.

Os mutirões de limpeza ocorrem normalmente junto ao dia mundial de limpeza de praias, em setembro, com uso de tenda e material de divulgação na Praia de Ipanema. A tenda funciona como ponto de apoio da ação de recolhimento do lixo. A atividade é orientada pela equipe do projeto e realizada por voluntários inscritos, que recebem seus equipamentos de proteção individual. Após a coleta, o lixo é pesado, separado em categorias e destinado às cooperativas de reciclagem.

Durante a ação na areia da praia, a equipe do projeto e voluntários conversam também com banhistas sobre a problemática de poluição marinha e buscam apoio deles para abaixo-assinados que ficam disponíveis na tenda do evento. Após o recolhimento de assinaturas, esse documento físico é encaminhado aos tomadores de decisão com o pleito de soluções ambientalmente corretas para a destinação do lixo e melhoria das redes de esgoto da cidade.

 
plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies