Qualidade da Água
O Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras) encontra- se inserido numa área do litoral do Rio de Janeiro sujeita a diferentes fontes potenciais de poluição.
Algumas ilhas que compõem a Unidade de Conservação (UC), por exemplo, ficam a menos de 2km a noroeste do Emissário Submarino de Esgoto de Ipanema, que despeja cerca de 6,5 m³/s de esgoto in natura diretamente no mar.
Devido à sua proximidade com a Baía de Guanabara, apenas 8km, a qualidade ambiental da UC e de seu entorno também pode ser influenciada pelas suas águas poluídas. Há ainda o tráfego diário de embarcações de médio e pequeno porte na área, além da presença de dezenas de cargueiros que, atualmente, são frequentemente observados fundeados nas proximidades do MONA Cagarras, trazendo riscos para a região, já que também são fontes de poluentes químicos.
Por essas preocupações, o Projeto Ilhas do Rio realizou o monitoramento da Qualidade da Água, para buscar compreender e aprofundar o conhecimento sobre as variações físico-químicas e microbiológicas da água no entorno do Monumento Natural das Ilhas Cagarras e áreas adjacentes.
Notice: Undefined offset: 0 in /home/fmytw3sm13qt/public_html/wp-content/themes/engage/framework/helpers/image-resize.php on line 257
Essa pesquisa, realizada de 2011 a 2019, teve como objetivo verificar a influência de poluição orgânica na área, através da quantificação de nutrientes (amônia, nitrito, nitrato, fosfato e silicato) e de indicadores microbiológicos (coliformes termotolerantes e Enterococcus).