E-book “Contaminação por microplásticos em ecossistemas costeiros do Rio de Janeiro: Desafios e Oportunidades”

pic.new

Contaminação por microplásticos em ecossistemas costeiros do Rio de Janeiro: Desafios e Oportunidades é uma obra fruto dos esforços entre o Projeto Ilhas do Rio/ Instituto Mar Adentro e a Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar. A publicação envolveu pesquisas científicas, revisão de literatura e instrumentos legais para o combate à contaminação por microplásticos na região costeira do Rio de Janeiro, especialmente no entorno do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras). A organização ficou por conta de Marlise Araujo, Aline Aguiar e Paulo Harkot.

O objetivo desta obra é fornecer um panorama da presença de polímeros plásticos e identificar as suas potenciais fontes de entrada na região estudada. Os resultados das análises e modelos de transporte de contaminantes podem fundamentar medidas de gestão e manejo na Unidade de Conservação, de modo a esclarecer o impacto dos microplásticos nos ecossistemas marinhos do MONA Cagarras e adjacentes.

Além de fornecer dados sobre as leis e normas vigentes nos níveis federal, estadual e municipal, a publicação também aponta lacunas nesses instrumentos legais, apresentando oportunidades de melhorias nas políticas públicas para o enfrentamento da poluição por microplásticos no Rio de Janeiro.

Para baixar o e-book completo: Araujo et al 2024 – ebook – Contaminação por microplasticos Rio de Janeiro

Assista ao lançamento:

Este trabalho foi elaborado com recursos do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta celebrado entre o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro e a Petrobras, com interveniência do FUNBIO, no âmbito do Inquérito Civil nº 1.30.001.000486/2019-08

 

Compartilhe:

Posts recentes

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies