Esperança para o Futuro em 2025 depois de um 2024 de extremos!

rrm_cagarras-09

O ano de 2024 entra para a história como o ano mais quente já registrado, marcando um ponto crítico na crise ambiental que enfrentamos. O aumento das temperaturas globais trouxe à tona os efeitos devastadores das mudanças que estamos provocando no planeta, com eventos climáticos extremos se tornando uma nova realidade. Afinal, não há como ignorar a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, a seca sem precedentes na Amazônia e Pantanal e furacões com intensidade inédita pelo mundo. No entanto, o pessimismo do conhecimento sobre esses fatos não pode abalar o otimismo da vontade e da esperança. Neste sentido, o Projeto Ilhas do Rio celebra também alguns avanços importantes desse ano de 2024, que apontam para um caminho a ser trilhado em 2025.

Ampliação do Ponto de Esperança

Um passo significativo foi dado com a ampliação do Ponto de Esperança das Ilhas Cagarras e Águas do Entorno. Agora, a área expandida para 57 mil hectares inclui praticamente toda a área marinha da cidade do Rio de Janeiro, desde as Ilhas de Grumari, na zona oeste, até a entrada da Baía de Guanabara. Os Hope Spots são reconhecidos mundialmente por seu papel crítico na saúde do oceano e essa ampliação simboliza um compromisso renovado com a proteção da biodiversidade marinha nas Ilhas do Rio.

Oceans20 e a Conservação Marinha

Outro marco importante foi o Encontro do G-20, realizado no Rio de Janeiro, que pela primeira vez colocou o oceano no centro das discussões globais com o Oceans20. A declaração final dos líderes incluiu uma menção específica à importância da conservação marinha, reconhecendo que a saúde do oceano é fundamental para a sustentabilidade planetária.

Desafios e Oportunidades em 2025

O Brasil se prepara para sediar a COP 30, uma oportunidade de ouro para liderar o diálogo global sobre mudanças climáticas. Este evento será um palco para demonstrar o potencial das políticas ambientais robustas e inovadoras que o país pode oferecer.

Outro momento importante que teremos para tratar do oceano como prioridade para nosso futuro no planeta é a Conferência do Oceano da ONU, co-organizada pela França e Costa Rica, que será realizada em Nice, no mês de junho.

O Projeto Ilhas do Rio, por sua vez, planeja cada vez mais ampliar sua atuação, em colaboração com órgãos gestores, para a ampliação e/ou criação de áreas marinhas protegidas e a implementação de políticas políticas para fortalecer conservação da biodiversidade marinha. A união de esforços entre governos, ONGs e comunidades locais será essencial para transformar promessas em ações tangíveis. E é nesse sentido que já estamos trabalhando, como podem ver nas duas matérias que trazemos nessa última edição de nossa newsletter em 2024.

Nos despedimos com desejos que tenham um ótimo final de ano, com bastante tempo de qualidade com as pessoas que amam, de preferência próximos ao mar, florestas, rios e manguezais. Feliz e próspero 2025!

Compartilhe:

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies