Expedição Darwin 200 nas Ilhas do Rio

darwin200_rio

Neste mês de novembro, tivemos a honra de receber nas Ilhas do Rio a Expedição Darwin 200, que está refazendo o trajeto feito pelo HSM Beagle, que na década de 1830 levou Charles Darwin à bordo para seus estudos que resultaram no livro “A Origem das Espécies”, em que define a teoria da evolução das espécies por seleção natural.

A embarcação holandesa Oosterschelde, com sua tripulação, ficou  atracada no píer da Praça Mauá, ao lado do Museu do Amanhã. ACom duração de dois anos (2023 a 2025), a expedição Darwin200 é um projeto que se baseia no legado de Charles Darwin para contribuir com pesquisas científicas e com a conscientização sobre os riscos para a vida planetária em virtude da crise climática global. A expedição tem, entre seus principais objetivos, o treinamento de 200 jovens conservacionistas do planeta, conhecidos como líderes Darwin (Darwin Leaders), de modo a contribuir com a capacitação de tomadores de decisão na área ambiental para futuras e necessárias transformações ao redor do mundo.

Em águas cariocas, os Darwin Leaders, Camila Calderón Quirgas, do Chile, e Nico Benitez, da Argentina, puderam conhecer um pouco mais sobre as pesquisas realizadas pelo Projeto Ilhas do Rio, desde os censos visuais para os peixes recifais, passando pelas tartarugas marinhas e incluindo o trabalho de manejo do coral-sol, coordenado pelo Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além dos dois Darwin Leaders, a presença ilustra no mergulho nas Ilhas Cagarras foi a da tatareneta de Charles Darwin, a Dra. Sarah Darwin.

Veja no vídeo um pouco dessa passagem da Expedição Darwin 200 pelo Rio de Janeiro:

Compartilhe:

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies