Hope Spots: Ilhas Cagarras como um exemplo de ecossistemas singulares

pic.new


No mês de setembro, a supervisora científica do Projeto Ilhas do Rio, Dra. Aline Aguiar, foi convidada pela U
niversidade Federal de Pernambuco para participar como palestrante da VI Semana da Oceanografia. Aline falou sobre a experiência de nomeação das Ilhas Cagarras e Águas do Entorno como um Hope Spot da Mission Blue Alliance. 

Na apresentação, os participantes do encontro conheceram um pouco mais sobre a Dra. Sylvia Earle, reconhecida como a primeira heroína do Planeta pela revista Time e idealizadora do programa de Pontos de Esperança pelo mundo. Também entenderam o que este programa, que envolve a formação de uma rede de instituições e áreas marinhas prioritárias para a conservação em todo o mundo, sejam elas já protegidas legalmente ou não. 

Aline destacou o fato de que a nomeação de Hope Spots parte de iniciativas da sociedade civil e atores locais, que elaboram a proposta e submetem à Mission Blue. E para falar mais especificamente sobre a proposta de nomeação das Ilhas Cagarras e Águas do Entorno, é claro que ela teve que contar mais sobre a história do Projeto Ilhas do Rio e as pesquisas e monitoramento de longa duração sobre a biodiversidade marinha e terrestre do Monumento Natural das Ilhas Cagarras. Os dados coletados durante as pesquisas, fornecem informações importantes para os órgãos gestores da unidade de conservação e também foram muito importantes para a fundamentação da proposta de nomeação das Ilhas Cagarras e águas do entorno como Hope Spot. 

Assista ao vídeo e veja a apresentação completa de nossa supervisora científica:

Compartilhe:

Posts recentes

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies