Ilhas do Rio apresenta a exposição fotográfica “Cores e Formas da Esperança”

ave.rw

Expo organizada pelo Projeto Ilhas do Rio, em cartaz no Forte de Copacabana, reúne imagens cênicas da região, nomeada em 2021 como um novo “Ponto de Esperança” no mundo.

“Cores e Formas da Esperança”, assim é chamada a nova exposição promovida pelo Projeto Ilhas do Rio para celebrar a importância e a beleza do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras) e as águas do entorno da Unidade de Conservação no Rio de Janeiro, que há um ano entrou para a seleta lista de “Pontos de Esperança”, da renomada instituição global Mission Blue. Reunindo 15 imagens de cinco diferentes fotógrafos, a exposição fica em cartaz de 12 a 23 de outubro, no salão do Forte de Copacabana.

Diferente das exposições anteriores, que procurava ressaltar a importância da biodiversidade das ilhas, agora, a ideia é mostrar a beleza cênica do MONA Cagarras e as águas do entorno (que vai desde as praias da Zona Sul carioca, como Leblon e Copacabana, até a região da entrada da Baía de Guanabara, incluindo a Ilha de Cotunduba e Praia Vermelha), através de imagens impactantes, que destacam a variedade de cores, formas, luzes e texturas encontradas na região. 

Para isso, foram selecionadas 15 imagens registradas pelas lentes de profissionais que há anos frequentam a região e possuem uma relação íntima com o lugar. “Para essa exposição, escolhemos cinco fotógrafos parceiros do projeto que pudessem mostrar os diferentes ângulos, cores, formas, texturas e emoções que as ilhas e as águas do seu entorno escondem, trazendo o sentimento de emoção desse ponto de esperança tão especial para a nossa cidade e para o mundo”, explica Aline Aguiar, coordenadora técnica do Projeto Ilhas do Rio. 

Flagrantes como o salto de um golfinho, feito pela pesquisadora Liliane Lodi, ou o close de uma estrela do mar, registrado pelo olhar atento do premiado fotógrafo subaquático, Áthila Bertoncini, são alguns exemplos do que o visitante pode encontrar. Tem também o momento único de aves voando sob o céu alaranjado tiradas pelas lentes do biólogo Fernando Moraes; a beleza das montanhas do Rio vista por entre as ondas pelo olhar do surfista e fotógrafo, João Ricardo Januzzi; além do encontro no mar com uma tartaruga com o Pão de Açúcar como pano de fundo pelo olhar do jornalista Caio Salles. 

A exposição “Cores e Formas da Esperança”, que conta com o apoio do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana e do estúdio Arte Photo, faz parte das ações do Projeto Ilhas do Rio para sensibilizar a sociedade sobre a importância das Ilhas Cagarras e do litoral do Rio de Janeiro. O projeto é realizado pelo Instituto Mar Adentro sob curadoria técnica do WWF-Brasil, e conta com os mantenedores Associação IEP e JGP, e patrocínio master Credit Suisse.

São parceiros institucionais o ICMBio, Museu Nacional/UFRJ, Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Colônia de Pescadores de Copacabana Z13.

 

SOBRE OS FOTÓGRAFOS:

  • Áthila Bertoncini Andrade, Oceanógrafo, mestre em Zoologia e doutor em Ciências (Ecologia e Recursos Naturais). Atualmente é professor visitante vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua em projetos de pesquisa nas áreas de oceanografia e bioecologia de comunidades de peixes recifais, ecologia e conservação de espécies ameaçadas com foco em Áreas Marinhas Protegidas, onde a fotografia e vídeo têm se inserido como importante ferramenta de trabalho. É bi-campeão brasileiro de fotografia subaquática

 

  • Caio Salles é jornalista, Instrutor de Mergulho e integrante da equipe de comunicação do Projeto Ilhas do Rio. Produtor e diretor de conteúdo audiovisual desde 1999, e há cerca de dez anos especializado na área socioambiental. À frente do Projeto Verde Mar é também um dos guardiões do Hope Spot das Ilhas Cagarras e Águas do Entorno junto com o Projeto Ilhas do Rio.

 

  • Fernando Coreixas de Moraes é formado em Biologia Marinha pela UFRJ com Mestrado e Doutorado pelo Museu Nacional-UFRJ, além de Pós-Doutorado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Há mais de duas décadas desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão, incluindo a publicação de diversos artigos, capítulos e livros, além da produção de documentários e exposições com foco na difusão e popularização das Ciências do Mar.

 

  • João Ricardo Januzzi, 28 anos, nascido e criado no Rio de Janeiro. Apaixonado por natureza, principalmente pela praia e mar. Surfista nas horas vagas. Formado em Cinema, é fotógrafo e videomaker profissional desde 2013. Referência em fotografias aquáticas e edição. Embaixador do Projeto Ilhas do Rio.

 

  • Liliane Lodi, Doutora em Biologia Marinha e pesquisadora associada do Instituto Mar Adentro. Responsável pela área de cetáceos do Projeto Ilhas do Rio e coordenadora do projeto Baleias & Golfinhos do Rio de Janeiro. É Membro do Conselho Consultivo do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras).

Compartilhe:

Posts recentes

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies