Site do Lixômetro traz informações sobre o lixo nas praias do Rio de Janeiro

Captura-de-Tela-2022-11-04-às-13.41.37

Está no ar o site do Lixômetro, realizado pelo Projeto Ilhas do Rio em parceria com a Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar (ABLM).

O “Lixômetro” começou em agosto de 2022 e vai ser realizado durante onze meses. Semanalmente, nas tardes de domingo (antes da limpeza pública das praias), a equipe do Projeto faz coletas simultâneas na faixa de areia acima da linha de maré das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon. Os resíduos são contabilizados, pesados, separados e registrados e encaminhados para posterior descarte correto. Depois, os dados são analisados para comparação entre as praias amostradas.

Os números são estimados a partir de uma base de cálculo semelhante à utilizada em medições como incêndios florestais, por exemplo. O projeto utiliza uma área equivalente a um campo de futebol como referência. A cada domingo, a equipe faz a amostragem do lixo em uma área da praia de 20 m². Em seguida, calcula-se o número de gramas de resíduos por m² que, por fim, é multiplicado pela área de um campo (7.140 m²) para estimar a quantidade de lixo encontrada.

Para que a população fique informada e se sensibilize pela causa, dois triciclos circulam pela ciclovia da orla durante os finais de semana exibindo um painel com os resultados obtidos nas semanas anteriores e as médias do mês em cada região.

Pelo site, informações complementares podem ser acessadas em gráficos que mostram as proporções de cada resíduo nos pontos amostrados e as médias bimestrais por unidade e por peso.


O objetivo principal com essas campanhas é sensibilizar os cidadãos para que cada um tome para si a responsabilidade de manter sua cidade limpa. O lixo encontrado nas praias vem tanto do mar, quanto também são aqueles não descartados corretamente pelos próprios frequentadores.

 

ACESSE O SITE DO LIXÔMETRO AQUI.

Compartilhe:

Posts recentes

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies