Marulhada é a nova série de animação do Ilhas do Rio

marulhada0-scaled

Primeiros episódios de “Marulhada” estão disponíveis, gratuitamente, nas plataformas online do projeto,  com audiodescrição e tradução em libras.

Ampliando ainda mais sua comunicação com o público infantil, o Projeto Ilhas do Rio, realizado pelo Instituto Mar Adentro, com curadoria técnica do WWF-Brasil e patrocínio Associação IEP e JGP, lançou “Marulhada”, sua primeira série de animação voltada para a educação ambiental infantil. Até o fim de dezembro, mais dois episódios chegarão às plataformas.

Roteirizada por Gabriella Mancinni e dirigida por Felipe Grosso, do estúdio de animação Cabong, a série contou com a colaboração de importantes pesquisadores e educadores ambientais na criação e revisão de seu conteúdo. Conta a história da baleia Ju, a protagonista adolescente que faz sua primeira viagem sem a mãe, saindo da região subantártica à procura de um lugar mais quente e de outras jubartes. Ela conta com a companhia de seus melhores amigos: a polvo ranzinza e genial Mol, que encontra defeito em todos os lugares; o medroso cavalo-marinho Marinho, que não acha nenhum local seguro, pois morre de medo de ser extinto; e o Fraga, uma fragata apaixonada pelas Ilhas Cagarras. Ao longo do trajeto, a turma passa por diversas aventuras trazendo informações sobre conservação marinha de uma forma divertida e atraente.

“Foi bastante desafiador produzir uma série de animação com tanta informação sobre o ambiente marinho de uma maneira fluida e compreensível para as crianças”, afirma a Dra. Aline Aguiar, responsável técnica pelo Projeto Ilhas do Rio e idealizadora da série de animação. “Os diálogos dos personagens, os cenários, e até as piadas foram pensados de maneira a passar informações sobre o nosso oceano”, revela. Além do desenho, também foram usadas imagens reais, capturadas por cinegrafistas profissionais ao longo da costa brasileira e do mundo. “As imagens reais ajudam o espectador a concretizar a realidade que está sendo ilustrada pelo desenho animado”, completa Aline.

“Marulhada” faz parte do material produzido para as atividades de educação ambiental e de comunicação do Projeto Ilhas do Rio com acesso gratuito pelo canal do Youtube (youtube.com/projetoilhasdorio) e aqui no site. A ideia é que, além de entreter a criançada, o conteúdo também possa ser usado como ferramenta de ensino, especialmente para as turmas do Fundamental I e II. Todos os episódios contam com audiodescrição, tradução em libras e legendas em inglês. Como bônus, o projeto disponibilizará um guia didático para professores com sugestões de atividades sobre os temas abordados na série.

Episódio 1:

Episódio 2:

SOBRE O ESTÚDIO, DIRETOR E ROTEIRISTA:

CABONG STUDIOS – empresa de animação 2D totalmente apaixonada por animação. Desde seu início, executou trabalhos publicitários, institucionais, infantis e autorais, além de prestação de serviço de animação para longas metragens e séries de TV. No portfólio, consta prestação de serviço de produção para diferentes séries animadas do Brasil e de outros países, além do desenvolvimento de séries autorais como, “Planetorama” e “#partiuBrasil”, que estrearam na TV em 2017. Atualmente, estão em produção as séries autorais “O Morto Mundo de George” e “A Lenda da Garota”.

FELIPE GROSSO é formado em Desenho Industrial pela UFPR (2004). Desde a infância, se interessou por animação, fazendo pequenos curtas em stop motion com massinha, animações no papel e no computador, como diversão.  Trabalhou com direção de arte e design de produto em agências de publicidade e de design. Em seguida, participou da produção do curta “Pax” e do longa-metragem “Brichos”, como assistente de animação e direção. Logo depois, ingressou numa grande editora, onde trabalhou em diversas produções como animador e ilustrador.  Em 2008, fundou, junto com Fábio Vianna e Odirlei Seixas, o estúdio de animação Cabong Studios. Atualmente, atua como Diretor de criação, de Arte e de Animação, Roteirista no desenvolvimento de séries próprias.

GABRIELLA MANCINI – Gabriella Mancini é roteirista de cinema e TV, formada em Roteiro no Curso Regular da EICTV, Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba (2005- 2007). Por mais de cinco anos, foi coordenadora de roteiros na Conspiração Filmes (RJ), onde desenvolveu projetos de animação e live action para adultos e crianças. Além de escrever para diversas produtoras, presta consultoria sobre o tema. Ganhou prêmios importantes como roteirista, como a Bolsa da Fundación Carolina (2008), em Madri. Foi repórter do suplemento infantil Folhinha (Folha de S. Paulo). Escreveu o livro infantil “Na Rua da Aquarela” (2011, ed. Girafinha). Como boa mineira, é apaixonada pelo mar. Para saber mais sobre seu trabalho, visite www.gabriellamancini.com.br

 

PARA ASSISTIR ONLINE:

“Muralhada”

https://www.youtube.com/playlist?list=PL4GSwHHCzZswGDXnpqQHlUyTQdE8oWTEm 

“A Batalha da Natureza”

https://www.youtube.com/watch?v=lDmndKDNsRQ&t=2s

Compartilhe:

Posts recentes

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies