Quinto episódio da série Marulhada fala sobre a importância da preservação do oceano profundo

1 - cópia

Todos os episódios do Marulhada estão disponíveis, gratuitamente, nas plataformas online do projeto, com audiodescrição e tradução em libras

Mergulhe com a gente em águas profundas! Dia 7 de maio é o Dia das Profundezas (Deep Day), data mundial voltada à reflexão sobre a importância da preservação do oceano profundo, e o Projeto Ilhas do Rio lança o episódio 5 do Marulhada, uma série de animação com o objetivo de promover a educação ambiental infantil. Originalmente lançado em 2020 como a “Semana das profundezas”, a partir de 2022 tornou-se o Dia das Profundezas, uma oportunidade para amplificar o apoio para a proteção deste ambiente crítico para toda a humanidade!

Com o título “Rumo ao Desconhecido”, o episódio mostra os nossos divertidos amigos, a baleia Ju, a polvo Mol, o cavalo-marinho Marinho e a fragata Fraga em uma viagem ao oceano profundo para lá de fascinante. Vamos dar apenas um spoiler: o episódio pretende chamar a atenção para os impactos da mineração em águas profundas.

Ao redor do planeta, cientistas, estudantes e movimentos ambientalistas têm alertado para os impactos devastadores para a vida marinha que podem ser causados pela exploração de metais e minérios em águas profundas. Com o Deep Day, cidadãos ao redor do mundo podem envolver-se nas mobilizações contra as atividades da indústria de mineração no oceano profundo e a pesca de arrasto de fundo em ecossistemas marinhos vulneráveis. E é isso que o Projeto Ilhas do Rio pretende estimular: mais gente lutando em defesa da nossa casa, o Planeta Terra.  

Marulhada Episódio 5 – Rumo ao desconhecido

Depois de muito procurar onde morar, Mol sugere que a turma vá até o mar profundo conhecer uma prima que mora lá, a Lula Vampira do Inferno. O descolado Fraga consegue carona num submarino, e os 4 viajam rumo ao fundo do oceano. Lá, entram em contato com diversos bichos belos e assustadores. A prima de Mol apresenta o lugar para eles. A polvo cientista sofre com a pressão do ambiente, o medroso Marinho entra em pânico, e Ju, após ver uma carcaça de baleia, conclui que não dá para morar tão fundo, pois não são devidamente adaptados. Decidem continuar sua migração – ainda não foi desta vez… No Plantão da Mol ela apresenta os mistérios do mar profundo, um ambiente pouco conhecido até para cientistas. As adaptações que as espécies precisam ter para sobreviver nesse ambiente e as consequências de qualquer alteração brusca na região.

Compartilhe:

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies