Para pesquisadores, amantes da natureza e organizações, aí vai uma dica preciosa: o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em parceria com o ICMBio, lançou o Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil. O catálogo, que pode ser acessado na internet, contém um inventário da flora de 35 áreas, dentre as quais o Monumento Natural das Ilhas Cagarras (Mona Cagarras), onde o botânico Massimo Bovini e colaboradores realizam há mais de uma década estudos sobre a flora terrestre por meio do Projeto Ilhas do Rio.
Algumas espécies catalogadas no Mona Cagarras podem ser consideradas emblemáticas da unidade de conservação, dentre elas a Palmeira-Jerivá (Syagrus romanzoffiana), que deu nome à ilha de Palmas, uma das sete ilhas do bioma.
Em poucos cliques, é possível acessar o inventário da flora de cada unidade de conservação verificando, por exemplo, os nomes das espécies, as imagens dos exemplares que são o testemunho representativo de cada uma delas e o grau de ameaça das plantas conforme o Centro Nacional de Conservação da Flora.
Além do ICMBio, por meio do ICMBio Mona Cagarras, a produção do catálogo contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). A Universidade Federal do Espírito (UFES) é parceira do Jardim Botânico do Rio de Janeiro na realização do catálogo.
O catálogo está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://catalogo-ucs-brasil.jbrj.gov.br/index.php