Projeto Ilhas do Rio promove os “Diálogos Oceânicos”

Design sem nome

Os “Diálogos Oceânicos” são organizados no âmbito do Oceanos 20, um grupo criado pela presidência brasileira do G20

Nos próximos dias 21 e 23 de maio, o Projeto Ilhas do Rio realiza os “Diálogos Oceânicos”, em conjunto com seus parceiros, para discutir oportunidades e propor soluções políticas para a governança do oceano, a economia azul sustentável e a proteção dos ecossistemas marinhos. Com a participação de especialistas e líderes, os “Diálogos Oceânicos” são organizados no âmbito do “Oceans20”, um grupo de engajamento da sociedade civil criado durante presidência brasileira do G20. Estas discussões influenciarão diretamente o Comunicado final do Oceans20, colaborando também com os processos de decisão pelos líderes do G20.

À frente da realização dos “Oceans Dialogues” junto com o Projeto Ilhas do Rio, estão a RISE UP, que está liderando dois destes diálogos, o WWF liderando o terceiro. Os eventos acontecerão no formato on-line, com tradução simultânea para português e inglês.

Com foco na pesca de pequena escala sustentável, o primeiro encontro dos “Diálogos Oceânicos”, organizado pelo Projeto Ilhas do Rio, a Rise Up e outros parceiros, acontecerá no dia 21 com o tema “Diálogo Oceânico: Construindo Pescas Resilientes em Pequena Escala – Rumo à Equidade e à Justiça”.

Às 9h do dia 23, o Projeto Ilhas do Rio, a Rise Up e a High Seas Alliance promovem o segundo evento sobre o Tratado do Alto-Mar no “Diálogo Oceânico: o Tratado de Alto Mar: Acelerando o Progresso rumo à Ratificação e Implementação – o papel do G20”. Serão debatidas a urgência e a importância do Novo Tratado Internacional do Alto Mar da Organização das Nações Unidas (ONU) para a preservação da vida oceânica. As negociações para definir áreas marinhas protegidas no Alto Mar foram finalizadas pelos governos em março de 2023.  

Com o tema “Ampliando a Ação e as Soluções Oceânicas nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs)”, o terceiro evento dos “Diálogos Oceânicos” ocorre às 17h do dia 23. A discussão visa explorar oportunidades e soluções para a conservação marinha e a promoção de uma economia azul sustentável. O debate tem como objetivo apresentar orientações aos países do G20 na identificação de ações relacionadas aos oceanos, que são fundamentais para o equilíbrio climático, buscando avaliar possibilidades de investimentos e financiamentos em iniciativas de restauração e proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros.  O diálogo é realizado pelo Projeto Ilhas do Rio, WWF, Climate Champions Team and UN Global Compact, Ocean & Climate Platform e Observatório do Clima.

O Brasil presidirá o G20 até novembro deste ano, quando será realizado no Rio de Janeiro a Cúpula de Líderes com a presença das 19 lideranças dos países-membros, mais a União Africana e a União Europeia.

Acompanhe aqui a agenda do evento.

Para se inscrever nos Diálogos Oceânicos, clique aqui.

Compartilhe:

Posts recentes

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies