Uma das linhas de trabalho do Projeto Ilhas do Rio está diretamente ligada aos pescadores da Colônia Z-13, em Copacabana. Semanalmente, pesquisadores fazem o monitoramento do desembarque pesqueiro na colônia, com o objetivo de identificar quais são as principais espécies que estão sendo capturadas, sua qualidade e quantidade. Além disso, é feito um trabalho de sensibilização com relação às espécies ameaçadas, incluindo algumas que podem ter proteção legal, para garantir uma pesca verdadeiramente sustentável.
Neste sentido, o Projeto Ilhas do Rio também colaborou com aulas para jovens pescadores da colônia que participam do “Formação de Jovens para a Pesca”, um projeto que nasceu com a ideia de trazer de volta a identidade do pescador artesanal atento à preservação do meio ambiente, fomentando a cadeia da pesca, por meio de novos trabalhadores conscientes no cuidado com a natureza.
Mas nem tudo o que vem na rede é peixe e os pescadores da Colônia Z-13 sentem os impactos do acúmulo do lixo no mar. Por meio de entrevistas, o projeto Ilhas do Rio está conhecendo a percepção dos pescadores com relação ao lixo. Mas esse é tema de um próximo post.
Veja o Vídeo: