Os “Diálogos Oceânicos” são organizados no âmbito do Oceanos 20, um grupo criado pela presidência brasileira do G20
Nos próximos dias 21 e 23 de maio, o Projeto Ilhas do Rio realiza os “Diálogos Oceânicos”, em conjunto com seus parceiros, para discutir oportunidades e propor soluções políticas para a governança do oceano, a economia azul sustentável e a proteção dos ecossistemas marinhos. Com a participação de especialistas e líderes, os “Diálogos Oceânicos” são organizados no âmbito do “Oceans20”, um grupo de engajamento da sociedade civil criado durante presidência brasileira do G20. Estas discussões influenciarão diretamente o Comunicado final do Oceans20, colaborando também com os processos de decisão pelos líderes do G20.
À frente da realização dos “Oceans Dialogues” junto com o Projeto Ilhas do Rio, estão a RISE UP, que está liderando dois destes diálogos, o WWF liderando o terceiro. Os eventos acontecerão no formato on-line, com tradução simultânea para português e inglês.
Com foco na pesca de pequena escala sustentável, o primeiro encontro dos “Diálogos Oceânicos”, organizado pelo Projeto Ilhas do Rio, a Rise Up e outros parceiros, acontecerá no dia 21 com o tema “Diálogo Oceânico: Construindo Pescas Resilientes em Pequena Escala – Rumo à Equidade e à Justiça”.
Às 9h do dia 23, o Projeto Ilhas do Rio, a Rise Up e a High Seas Alliance promovem o segundo evento sobre o Tratado do Alto-Mar no “Diálogo Oceânico: o Tratado de Alto Mar: Acelerando o Progresso rumo à Ratificação e Implementação – o papel do G20”. Serão debatidas a urgência e a importância do Novo Tratado Internacional do Alto Mar da Organização das Nações Unidas (ONU) para a preservação da vida oceânica. As negociações para definir áreas marinhas protegidas no Alto Mar foram finalizadas pelos governos em março de 2023.
Com o tema “Ampliando a Ação e as Soluções Oceânicas nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs)”, o terceiro evento dos “Diálogos Oceânicos” ocorre às 17h do dia 23. A discussão visa explorar oportunidades e soluções para a conservação marinha e a promoção de uma economia azul sustentável. O debate tem como objetivo apresentar orientações aos países do G20 na identificação de ações relacionadas aos oceanos, que são fundamentais para o equilíbrio climático, buscando avaliar possibilidades de investimentos e financiamentos em iniciativas de restauração e proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros. O diálogo é realizado pelo Projeto Ilhas do Rio, WWF, Climate Champions Team and UN Global Compact, Ocean & Climate Platform e Observatório do Clima.
O Brasil presidirá o G20 até novembro deste ano, quando será realizado no Rio de Janeiro a Cúpula de Líderes com a presença das 19 lideranças dos países-membros, mais a União Africana e a União Europeia.
Acompanhe aqui a agenda do evento.
Para se inscrever nos Diálogos Oceânicos, clique aqui.