Chegamos ao final de 2025, um ano que se destacou por significativas transformações e conquistas para o Ilhas do Rio. Marcamos presença em importantes discussões globais, fortalecemos nossa estrutura interna, intensificamos nossa incidência política e promovemos o engajamento social, reafirmando nosso compromisso com a pesquisa, a educação ambiental e a conservação marinha e costeira. Demos boas-vindas à Eduarda Pachá como nossa nova diretora executiva e sua chegada marca o início de uma reestruturação organizacional focada na otimização das operações e na busca pela sustentabilidade financeira no longo prazo. Para marcar essa mudança e já com vistas em 2026, o Ilhas do Rio desenvolveu uma nova identidade visual, que já pode ser vista em algumas das peças de comunicação e será completamente implementada no próximo ano, uma atualização que reflete nossa evolução e visão de futuro.
Outro marco importante de 2025 foi a incorporação do programa de ciência cidadã do Baleias e Golfinhos do RJ ao Ilhas do Rio. Sob liderança da pesquisadora Dra. Liliane Lodi, este programa amplia nossa atuação no monitoramento de megafauna marinha e fortalece o engajamento da sociedade civil na coleta de dados científicos.
A presença em fóruns globais também marca nosso ano, com a participação na UNOC 3 em Nice, França, e na COP30, em Belém, contribuindo para as discussões sobre conservação marinha e a ampliação das áreas marinhas protegidas no litoral brasileiro. No meio desta agenda, nosso advocacy tem trabalhado intensamente em conjunto com as equipes de pesquisa para o ordenamento do uso das Ilhas do Rio, incluindo a possibilidade de criação de novas unidades de conservação marinha em áreas como as Ilhas de Peças e Palmas, na zona oeste da cidade.
Um dos destaques do ano foi a visita da Dra. Sylvia Earle, oceanógrafa e fundadora da Mission Blue, ao Rio de Janeiro. Durante sua estadia, foi realizado um workshop com Hope Spot Champions, promovendo a troca de experiências e o alinhamento de estratégias para a proteção de áreas marinhas. Em outro momento marcante para nossa história, o encontro de dois dos maiores ícones da conservação marinha na atualidade, Dra. Sylvia Earle e o capitão Paul Watson, fundador da Sea Shepherd e da Paul Watson Foundation, tiveram um encontro em nosso jantar beneficente, que arrecadou fundos para a sequência de nossas atividades.
Temos ainda que relembrar nossas atividades de educação ambiental em eventos, como oa Rio Ocean Week, e em escolas públicas do Rio de Janeiro, trabalhando pela disseminação da cultura oceânica na formação de uma nova geração consciente e engajada pela proteção do oceano.
Agradecemos a todos os parceiros, apoiadores, patrocinadores e equipe do Ilhas do Rio pelo compromisso e dedicação em 2025. As mudanças implementadas e as conquistas alcançadas reforçam nossa capacidade de gerar impacto positivo. Seguimos firmes em nossa missão de proteger o oceano, com a certeza de que a colaboração contínua nos levará a um futuro mais azul e sustentável para o Rio de Janeiro e para o planeta.