Em parceria com ICMBio, Projeto Ilhas do Rio organiza IV Seminário de Pesquisa do MONA Cagarras

IMG_3718

No dia 6 de dezembro, o Projeto Ilhas do Rio (PIR), em parceria com o ICMBio, promoveu o  IV Seminário de Pesquisa do MONA Cagarras: os desafios de se fazer pesquisa científica em Ilhas, evento realizado na Escola Nacional de Botânica Tropical, no bairro Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Pesquisadores, estudantes, gestores e representantes de organizações debateram importantes temas ligados à proteção do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras).

Com a apresentação de pesquisas e ações realizadas no MONA Cagarras foi possível traçar um balanço do que vem sendo feito para contribuir com a conservação do ecossistema marinho e os desafios para minimizar os impactos ambientais na região.

O evento também contou com pesquisadores e representantes como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Colônia de Pescadores Z-13. 

Na mesa I, as apresentações trataram das metodologias de pesquisa em campo nas ilhas do MONA Cagarras, com a participação do Dr. Fernando Moraes, do Msc. Giuliano Brusco, Msc. Karine Vernegas, Larissa Albertini e mediação do integrante da equipe de comunicação do Projeto Ilhas do Rio e um dos guardiões do Ponto de Esperança das Ilhas Cagarras e Águas do Entorno, Caio Salles.

A mesa II teve como tema “As Pesquisas Básicas no MONA Cagarras”. Com a mediação da Dra. Fernanda Casares, a Dra. Cristiana Serejo, Dr. Guilherme Muricy e o Dr. Massimo Bovini, responsável pelas pesquisas sobre a flora do Projeto Ilhas do Rio, fizeram suas apresentações e debateram sobre os crustáceos, esponjas marinhas e a flora do arquipélago. 

A mesa III tratou da visitação no MONA Cagarras. Com a mediação da Dra. Simone Pszczol, as Dras. Liliane Lodi, Clara Lemos e Suzana Guimarães compartilharam experiências sobre as dinâmicas de visitação, observação de cetáceos, tartarugas marinhas e exemplos de turismo de base comunitária no MONA Cagarras.

Finalmente, na mesa IV, com mediação da Dra. Simone Pennafirme, foram tratados temas relacionados às “Pesquisa e Áções Aplicadas à Conservação no MONA Cagarras”, com apresentações da Msc. Adriana Gomes, do ICMBio, Dr. Áthila Bertoncini, coordenador das pesquisas sobre os peixes no Projeto Ilhas do Rio, e do Msc. Paulo Harkot. 

Compartilhe:

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies