Estrelas-do-mar e Ouriço-do-mar-gigante

pic.new

  

O Monumento Natural das Ilhas Cagarras abriga uma rica fauna marinha bentônica, com representantes de diferentes grupos zoológicos que vivem associados ao fundo, tanto consolidado (ex. costões rochosos), como inconsolidado (ex. areia/cascalho).

As estrelas-do-mar, como Echinaster brasiliensis e Narcissia trigonaria, que já estiveram na lista da fauna brasileiras ameaçada de extinção, também são encontradas nesta Unidade de Conservação.

O ouriço-de-espinho-longo (Diadema antillarum) é uma espécie rara nos costões do MONA Cagarras, mas se destaca pelos seus espinhos longos e pontiagudos que podem causar acidentes com mergulhadores.

Já identificamos mais de 150 espécies de invertebrados bentônicos nessas águas protegidas, incluindo algumas registradas pela primeira vez na região, raras, endêmicas, com alto valor econômico, invasoras e até novas para a ciência.

Parte do material biológico coletado pelos pesquisadores está depositado na Coleção Zoológica Didático-Científica da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional-UFRJ, podendo ser utilizada para ensino através de empréstimos. Clique aqui para saber mais. 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies