Ilhas do Rio no Jardim Botânico

pic.new

O Projeto Ilhas do Rio estará no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no Museu do Meio Ambiente, com peça teatral, lançamento de desenho animado, exposição de material de pesquisa, entre outras atividades dentro da Semana do Sistema Costeiro-Marinho: o Jardim no Mar, realizado pelo Jardim Botânico de 27 de março a 2 de abril, com entrada gratuita. O evento busca apresentar para os visitantes mais sobre o mundo submerso, como ele interage com os ambientes costeiros e de que forma a ação humana impacta a vida no oceano e nesses ambientes, como ilhas e restingas.

Na programação, que vai de domingo a sábado, tem exposição com aquário, oficinas, jogos e visitas guiadas. Para a garotada , o Projeto Ilhas do Rio leva a peça teatral “A Batalha da Natureza” e o lançamento da série de animação “Marulhada”, que contará ainda com uma roda de conversa com os produtores da animação. 

O evento também visa divulgar a Década do Oceano – de 2021 a 2030, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para unir esforços na conservação e promoção do uso sustentável do oceano, dos mares e dos recursos marinhos, com ações fundamentadas em conhecimento científico. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro tem importante contribuição nessa área, realizando pesquisas oceânicas há quatro décadas.

O evento faz parte do programa JBRJ Nacional – Biomas, que tem por objetivo contribuir para a preservação dos biomas brasileiros por meio da conscientização ambiental, divulgação e disseminação do conhecimento. 


Programação

Exposição de imagens científicas e de organismos marinhos com imagens e materiais relacionados às pesquisas em ciência oceânica desenvolvidas pelo JBRJ, a mostra é organizada por temas como: “Recifes da Foz do Amazonas”, “Banco dos Abrolhos: o maior complexo coralíneo do Atlântico Sul”, “Projeto Ilhas do Rio” e “Poluição no ambiente marinho”. Uma das atrações é um aquário de água salgada com 100 litros, onde poderão ser observados algas e rodolitos vivos.
De 27/3 (domingo) a 2/4 (sábado), das 9h30 às 12h30 (segunda a sexta) e das 10h às 15h30 (domingo e sábado). Local: Museu do Meio Ambiente.
Escolas interessadas podem fazer visita guiada entre 28/3 e 1º/4 (segunda a sexta), das 10h à 12h30, sendo necessário agendar pelo email cvis@jbrj.gov.br ou telefones (21) 3874-1808 e 3874-1214.

Oficina de extração de produtos de algas seja para alimentação, cosméticos ou medicamentos, as algas têm muitas utilidades conhecidas e ainda há muito a descobrir!
– De 27/3 (domingo) a 2/4 (sábado), das 9h30 às 12h30 (segunda a sexta) e das 10h às 15h30 (domingo e sábado).
Local: Museu do Meio Ambiente.

Jogos Educativos – o Serviço de Educação Ambiental – SEA oferece as atividades Jogo da memória do ambiente marinho e oficina “Aprendendo com o fundo do mar”, para crianças de 4 a 8 anos. Haverá distribuição de cartilha educativa com informações sobre o sistema costeiro-marinho.
– De 28/3 a 1/4 – (segunda a sexta), das 9h às 16h. Não é necessário agendar.
Local: Laboratório Didático do Museu do Meio Ambiente.

Peça de teatro  “A Batalha da Natureza”o espetáculo aborda, de maneira lúdica, interativa e divertida, a importância da natureza em nossas vidas e o enorme desafio que estamos vivendo com a gestão do nosso próprio lixo. A platéia participa e aprende sobre o impacto do lixo no meio ambiente e como ele vai parar nas ilhas em pleno mar.
Haverá distribuição de livros infantis sobre o tema.
– Dias 27/3 (domingo) e 2/4 (sábado), às 10h e às 14h (duas sessões por dia).
Local: Museu do Meio Ambiente.

Lançamento da animação “Marulhada” – a série conta as aventuras de uma baleia jubarte adolescente em sua primeira viagem desde a região sub-Antártica até águas mais quentes, acompanhada de seus amigos: o polvo Mol, o cavalo-marinho Marinho e a fragata Fraga. A série faz parte das iniciativas de educomunicação do Projeto Ilhas do Rio para fortalecimento da cultura oceânica e conta com a parceria do JBRJ, inclusive no âmbito das pesquisas que realiza no Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras).
– Dia 27/3 (domingo), às 11h.
– Outras apresentações (com roda de discussão): 2/4 (sábado), às 11h e às 15h.
Local: Museu do Meio Ambiente.

Visita guiada à Restinga do JBRJ
Esse é um canteiro diferente dos outros no Jardim Botânico: em vez de gramado tem muita, muita areia! São mais de 100 m3 de areia para receber as plantas de restinga, reproduzindo as condições de um dos ecossistemas mais ameaçados do Brasil, formado por vegetações costeiras existentes em quase 80% do litoral brasileiro. São áreas que se caracterizam pela influência marinha, o solo arenoso e a insolação direta, entre outros fatores. 

– De 27/3 a 2/4 (de domingo a sábado). Saídas: às 10h e às 14h.
Ponto de encontro Centro de Visitantes
Vagas: 20 pessoas por horário
Agendamento: 21 3874.1808/ 21 3874.1214 ou email
cvis@jbrj.gov.br
Há cobrança de ingresso para entrada no Arboreto.

Distribuição de livros
Os visitantes poderão levar gratuitamente exemplares do livro “Restinga de Massambaba: vegetação, flora, propagação, usos” que estarão distribuídos em diferentes pontos no Canteiro da Restinga.
Dia 31/3 (quinta-feira), das 9h até terminar o estoque.

Serviço

Semana do Sistema Costeiro-Marinho: O Jardim no Mar
De 27/3 (domingo) a 2/4/2022 (sábado).
Museu do Meio Ambiente – Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Rua Jardim Botânico, 1008.
Entrada gratuita para o Museu.

Compartilhe:

Posts recentes

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies