Ícone da conservação marinha no mundo, Dra. Sylvia Earle vem ao Brasil para conhecer o Ponto de Esperança das Ilhas Cagarras e Águas do Entorno. Conferência será transmitida ao vivo no canal do Youtube do Projeto Ilhas do Rio.
A importância do Oceano para a vida na Terra tem ganhado cada vez mais destaque, especialmente com a declaração da Década do Oceano pelas Nações Unidas entre os anos de 2021 e 2030. Várias iniciativas vêm promovendo o papel fundamental do Oceano para produção de oxigênio e alimento, e para regulação climática. Muitos já entenderam porquê precisamos protegê-lo, mas, de que forma, ainda é uma questão que precisa ganhar foco, especialmente nas discussões sobre ações concretas no Brasil para reduzir os impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas marinhos e costeiros.
Entre as alternativas, como ações prioritárias, destacam-se a importância da criação de áreas marinhas protegidas, a redução da poluição marinha e a recuperação de áreas degradadas, que ajudam na diminuição de impactos antrópicos e o aumento da resiliência dos ecossistemas face às alterações climáticas, acarretando também consequências positivas para a sociedade.
Para trazer luz sobre essas e outras questões, o Projeto Ilhas do Rio, o Núcleo de Vida Marinha da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Clima do Rio de Janeiro, e o Climate Hub Rio da Columbia Global Centers se uniram para promover uma manhã de debates. O evento “Oceano e Clima – A conservação marinha no combate às mudanças climáticas no Brasil” reunirá pesquisadores, tomadores de decisão, autoridades locais, entre outros, para discutir e apresentar o status de conhecimento, ações planejadas e em curso na conservação marinha para o combate a mudanças climáticas no Brasil.
Além de Sylvia Earle, estará presente a Secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, Tainá de Paula. Entre os especialistas, participam da mesa, Ana Paula Prates, do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente; o Dr. Alexandre Turra da Cátedra da Unesco Oceano; e Anna Carolina Lobo do WWF-Brasil.
ASSISTA AO VIVO PELA INTERNET
PROGRAMAÇÃO
“Oceano e Clima – A conservação marinha no combate às mudanças climáticas no Brasil”
1ª parte: Debates Mediados
10-10:30 – Credenciamento e abertura evento
10:30 às 11:20 – Mesa 1: A Interconectividade do Oceano
Mediação: Dra. Jemilli Viaggi (Rede Oceano Limpo – RJ, Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano)
Palestrantes:
Dra. Leticia Cotrim (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rede CLIMA) – Processos e importância do oceano na regulação climática.
Dra. Priscila Lange (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Impactos e importância da biota no sequestro de carbono.
MSc. Camila Pontual (Climate HUB |Rio, Columbia Global Centers) – Medidas para adaptação marinha, importância do binômio ciência e política pública.
11:20 às 12:10 – Mesa 2: O oceano que queremos – uma mudança do desejo para a ação
Mediação: Prof. Sergio Besserman (Climate Reality Project Brasil)
Palestrantes:
Esp. Anna Carolina Lobo (WWF-Brasil) – Estratégicas para aumentar a resiliência dos ecossistemas marinhos face a mudanças climáticas;
Dr. Alexandre Turra (Instituto Oceanográfico – USP; Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano) – Importância das ações da Década do Oceano da ONU em âmbito Nacional e políticas públicas na conservação marinha e clima.
Dra. Ana Paula Prates (Departamento de Oceano e Gestão Costeira/SMC/MMA) – Perspectivas e atuações do MMA para conservação do oceano, mudança climática e comunidades locais.
12:10 às 12:30 – Coffee break
2ª parte: Convidados Especiais & coletiva imprensa
12:30 às 13:10 – Pronunciamento e fala dos convidados especiais:
Dra. Sylvia Earle (Fundadora da Aliança Internacional Mission Blue) – Voz de inspiração para a conservação marinha e importância de preservar e recuperar os ecossistemas marinhos urbanos.
Exma. Sra. Tainá de Paula (Secretária de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Rio) – Justiça climática e ambiental.
13:10 às 13:30 – Perguntas coletiva imprensa