Limpeza de praia

pic.new

No dia internacional da biodiversidade, comemorado no último domingo (22/05), o Projeto Ilhas do Rio reuniu cerca de cem pessoas para um mutirão de limpeza de praia nas areias de Ipanema e Leblon. Como parte da ação, um ponto de coleta de lixo eletrônico foi instalado junto ao quiosque La Carioca Cevicheria, com o objetivo de promover o descarte correto para o reaproveitamento e reciclagem deste tipo de resíduo. 

Em uma hora de mutirão de limpeza de praia, num trajeto de menos de um quilômetro, foram coletados 16,4 kgs de resíduos, a maior parte composta por plástico, junto com papel, vidro, metal entre outros tipos de materiais. O ponto de coleta de lixo eletrônico também levou mais de cem pessoas ao estande do Ilhas do Rio na praia do Leblon para depositarem mais de 100Kgs em lixo eletrônico, que foi devidamente encaminhado para a Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente, a COOPAMA. 

Com o grande foco voltado para a luta contra a poluição no mar, mutirões como esse conseguem sensibilizar as mais diversas pessoas, independentemente da classe social, idade, profissão, gênero, etc. Os voluntários Luna Vaz, de 15 anos, e Benjamim, de 9, falaram sobre a importância de preservar o meio ambiente, bem como os animais marinhos. Luna, que já havia participado em uma coleta na Praia Vermelha, no bairro da Urca, falou um pouco sobre a relevância da limpeza de praia:

“Acho que é relevante para influenciar os outros a repensarem seus atos e limparem a praia em si, para ter um futuro melhor e preservar nosso meio ambiente”.

Sidney Marques, morador da Mangueira, mostrava orgulhoso os canudos verde e rosa que retirou da praia junto com sua companheira. Ele, que passou grande parte da sua vida fazendo a limpeza de praia, por ter sido gari da Comlurb, segue sua missão no combate ao lixo no mar, agora com os mutirões. “Eu faço de coração. Eu amo”, sentencia.

 

OS MUTIRÕES DE LIMPEZA DE PRAIA DO PROJETO ILHAS DO RIO

A área de atuação do Projeto Ilhas do Rio coincide com o trecho do litoral brasileiro que está extremamente exposto à degradação marinha causada pela urbanização e ocupação desordenada da região costeira. Esse fato, somado a má destinação dos resíduos sólidos e efluentes industriais e domésticos, faz com que a região litorânea do Rio de Janeiro e suas icônicas praias sejam impactadas diretamente por lixo e línguas negras. 

Por isso, o Projeto Ilhas do Rio atua na sensibilização e educação da sociedade sobre temas relacionados à poluição marítima em geral. Nesses mutirões, o foco está nos resíduos sólidos.

Compartilhe:

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies