Mutirão de limpeza nas ilhas da Prainha e Grumari

default

O Projeto Ilhas do Rio expandiu o trabalho de pesquisa e de conservação para as ilhas da Prainha e de Grumari, localizadas no extremo oeste da cidade do Rio de Janeiro. Além das pesquisas, iniciadas na última semana de janeiro, foi realizado um mutirão de limpeza na Ilha de Palmas no Dia de Iemanjá, em 2 de fevereiro, com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) do Rio de Janeiro, Projeto de Educação Ambiental do Programa Bandeira Azul da Prainha, Guaratiba Experience, IMUA – Experiências Náuticas, ROUTE Brasil, Mentalize e da Associação de Surfistas e Amigos da Prainha.

O resultado do mutirão de limpeza foi o recolhimento de 703 unidades de resíduos, totalizando cerca de 30 kg, entre plásticos (10,795 kg), metais (6,615 kg), vidros (4,215 kg) e materiais de outras categorias, como tecidos (7,15 kg). A coleta realizada na faixa terrestre da Ilha de Palmas, em frente à Praia de Grumari, contou com a participação de voluntários e de pesquisadores das instituições parceiras. Após o recolhimento dos resíduos, eles foram encaminhados à triagem organizada pelo Projeto Ilhas do Rio e pela ROUTE Brasil na Prainha e, após a pesagem, foram enviados à central de coleta seletiva da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB).

Esse foi o primeiro mutirão de limpeza do trabalho de pesquisa e de conservação na Ilha de Palmas, que faz parte do Parque Natural Municipal da Prainha. É uma ação piloto para futuras ações, inclusive a coleta subaquática. Segundo Noa Magalhães, que organizou a ação de limpeza pelo Projeto Ilhas do Rio, é uma alegria expandir as ações para além do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (Mona Cagarras), onde o projeto atua há mais de uma década na área de pesquisa e de conservação. O trabalho inclui estudos sobre a biodiversidade da região e iniciativas de engajamento das comunidades do entorno voltadas à preservação da vida marinha.  

Resumo da coleta de resíduos:

 

Categorias/unidades/peso

 

– Plástico:

Copos descartáveis (PS): 40 unidades

Embalagens de plástico metalizado: 100 unidades

Garrafas plásticas (PET): 187 unidades

Isqueiros: 3 unidades

Isopor (EPS) em pedaços: 111 unidades

Plástico duro: 16 unidades

Plástico mole: 113 unidades

Talheres (PS): 5 unidades

Tampas plásticas (PP-5): 75 unidades

Peso total: 10,795 kg

 

– Metal

Latas: 12 unidades

Desodorantes: 2 unidades

Velas de motor de barco: 21 unidades

Peso total: 6,615 kg

 

– Vidro

Recipientes inteiros de vidro: 16 unidades

Peso total: 4,215 kg

 

– Outros

Panela: 1 unidade

Vidro de insulina: 1 unidade

Pilhas: 21 unidades

Peso total: 7,15 kg

Compartilhe:

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies