O trabalho de conservação ambiental desenvolvido pelo Projeto Ilhas do Rio foi o tema de uma reportagem exibida pela TV alemã ZDF Zur Startseit. O biólogo marinho Áthila Bertoncini e o botânico Massimo Bovini, pesquisadores do projeto, foram entrevistados pelo repórter alemão Christoph Rockerath para detalhar um pouco as ações de conservação no Hope Spot (ponto de esperança) carioca das Ilhas Cagarras e Águas do Entorno.
À reportagem, Bertoncini contou sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Projeto Ilhas do Rio para avaliar o impacto da poluição no ecossistema marinho e Bovini detalhou o trabalho para eliminar o capim-colonião, que é uma espécie invasora, e recuperar a floresta nativa do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras).
Em 16 de abril de 2021, o MONA Cagarras e as Águas do Entorno entraram para a seleta lista de pontos de esperança da Aliança Internacional Mission Blue, liderada por Dra. Sylvia Earle. Em abril deste ano, foi anunciada ampliação do Hope Spot. Grande parte do litoral da Zona Oeste carioca, indo da Barra da Tijuca até a Barra de Guaratiba, também passou a integrar o Hop Spot das Ilhas Cagarras e Águas do Entorno.