“Nas asas da Fragata”: o jogo em realidade virtual que simula o voo da fragata

Expo_forte_Sylvia3

Quer experimentar a sensação de voar como uma fragata sobre o MONA Cagarras? Esse é o convite do Projeto Ilhas do Rio ao desenvolver a imersão em realidade virtual (RV) “Nas asas da fragata” em parceria com o MediaLab e a Casa da Descoberta da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Museu Nacional – UFRJ e o ICMBio/MONA Cagarras.

A experiência imersiva em realidade virtual é uma das novas tecnologias utilizadas pelo Projeto Ilhas do Rio voltadas à sensibilização ambiental. O projeto também desenvolveu jogos interativos para tablet em parceria com o Museu da Vida Fiocruz que promovem o conhecimento científico de maneira lúdica por meio de exercícios de memória, sopa de letras e painel interativo do MONA Cagarras.

O jogo “Nas asas da fragata” é uma experiência imersiva que tem como protagonista a fragata, espécie de ave oceânica que habita as Ilhas Cagarras. O arquipélago abriga um dos maiores ninhais do Atlântico Sul, além de ser o habitat de várias outras espécies de animais e de vegetais.

Com as experiências em RV, o Projeto Ilhas do Rio quer lançar luz sobre a importância da preservação das fragatas e de todas as outras formas de vida presentes no MONA Cagarras, que é uma unidade de conservação. Segundo a Coordenadora das ações de educação ambiental e de sensibilização do Projeto Ilhas do Rio, Dra. Renata Santos Gomes, a realidade virtual é uma imersão que leva o público a conhecer as ilhas sob o ponto de vista de uma fragata.

No jogo, o usuário tem de imaginar que é uma fragata, espécie de ave com grande habilidade para planar, e que precisa, por exemplo, manter-se em voo para não se afogar, além de ter de pescar para conquistar mais pontos durante a viagem. Como se estivesse voando, o jogador deve fazer os movimentos dos braços como se fossem as asas do animal.

As novas tecnologias para a sensibilização ambiental do Projeto Ilhas do Rio foram apresentadas pela primeira vez ao público na exposição “A Esperança nas Águas e Ilhas do Rio”, que ocorreu no Salão de Exposições de Curta Duração do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, de 25 de agosto a 1º de outubro deste ano.

Compartilhe:

plugins premium WordPress

Faça a sua doação através dos nossos dados bancário abaixo:

Faça o escaneamento do QR Code do Projeto Ilhas do Rio no aplicativo do seu banco e comece a salvar as espécies